Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Estadual começa neste final de semana com dois jogos no interior


Competição deste ano terá 10 clubes divididos em dois grupos com cinco equipes
Treinamento do Operário Futebol Clube, que estreia no Estadual dia 29/01 contra o Comercial. (Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado)

 

A primeira rodada do Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense 2023, começa neste domingo (22), a partir das 15h30, com duas partidas que serão disputadas no interior do Estado.

O jogo que abre o calendário da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), será entre o Dourados Atlético Clube e o Aquidauanense, que será disputado no Estádio Fredis Saldivar (Douradão), há cinco anos sem receber torcedores, o Douradão foi liberado pelo Ministério Público nesta semana, para ter capacidade de comportar 2.500 pessoas, o jogo é valido pelo grupo B.

Mudanças na tabela adiaram a estreia do Operário de Campo Grande, que seria neste domingo (22), contra o Coxim, para a próxima semana dia 29/01, em duelo diante do Comercial, no estádio Jacques da Luz, na capital.

Já em partida de estreia do grupo A, haverá o Clássico do Bolsão entre Costa Rica e SER Chapadão, que será disputado às 16 horas, no domingo (22), no Estádio Municipal Laerte Paes Coelho (Laertão), em Costa Rica.

Segundo o regulamento do Campeonato Estadual, divulgado pela FFMS, na fase de grupos, as equipes se enfrentam em turno e returno, totalizando 10 rodadas.

Os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, e posteriormente jogam a semifinal e final, com partidas de ida e volta. O ultimo colocado de cada grupo, será rebaixado para a Série B do Sul-Mato-Grossense 2024.

O sistema eliminatório, disputado a partir da segunda fase, volta neste ano ao Estadual após mudança de regulamento feito em 2021, que definia o campeão e vice-campeão em fase hexagonal com seis clubes.

Ao todo, participam 10 equipes, no grupo A tem Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica), Operário Futebol Clube (Campo Grande), Esporte Clube Comercial (Campo Grande), Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Chapadão do Sul) e Coxim Atlético Clube (Coxim).

Já na chave B os times que compõe a chave são Dourados Atlético Clube (Dourados), Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana), Operário Atlético Caarapoense (Caarapó), Novo Futebol Clube (Sidrolândia) e Ivinhema Futebol Clube (Ivinhema).

O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão do Estadual, o décimo segundo título foi conquistado após série invicta do Galo, na fase hexagonal final de 2022. Nas últimas 10 rodadas, o Operário venceu seis jogos e empatou em apenas dois.

 

DUAS VAGAS NA COPA DO BRASIL

Mudança de regra na Copa do Brasil do ano de 2024 devolve para o futebol de Mato Grosso do Sul a segunda vaga na competição, à qual tinha perdido direito a partir de 2021.

A entidade mudou os critérios de classificação para a Copa do Brasil, cujas vagas eram distribuídas via ranking nacional de clubes. A partir de 2024, o critério de classificação passará a ser conforme a posição no ranking de federações.

Ou seja, neste Sul-mato-grossense, o campeão e vice-campeão do Estadual, estarão classificados para a Copa do Brasil de 2024.

Segundo o vice-presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Marcos Tavares, a recuperação da vaga é uma conquista política da federação.

“Foi um grande ganho para MS [a volta da segunda vaga]. Espero que isso possa trazer para o Estadual uma melhora na qualidade técnica e na contratação de jogadores em 2023, deixando mais atrativa a competição para o público”, declarou Tavares. (Com informações Jornal Correio do Estado).

 


Fonte: Jornal Correio do Estado