Na semana da folga de Ano Novo já tem gente pensando na oportunidade de dar aquela esticada mais para frente. A contadora Joice Faria se organizou com seis meses de antecedência para viajar em fevereiro, no Carnaval.
“A vantagem de a gente fazer um planejamento bem antecipado é que você paga mais barato”, conta Joice.
O calendário de 2023 está recheado de feriados nacionais, com folga prolongada. Ainda tem Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho. E ainda tem os dias da Independência, de Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República e o Natal.
Segunda e terça de Carnaval e Corpus Christi são pontos facultativos, mas que acabam virando dias de descanso.
Fique de olho na data da homenagem aos santos padroeiros - pode ser uma folguinha extra. E no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que também é feriado em muitas cidades.
Essa possibilidade de mais dias de folga em 2023 anima, claro, o setor do turismo. Em uma agência em Belo Horizonte, alguns pacotes para os feriados no primeiro semestre do ano que vem já estão esgotados. Esse cenário de cadeira vazia não quer dizer nada, a procura muitas vezes acontece de forma virtual - e está grande.
O gerente diz que já tem cliente fechando viagens até para o feriado do mês de outubro.
"Também pela facilidade de conseguirem programar até mesmo a forma de pagamento. Quanto maior a antecedência de uma compra, em mais parcelas o cliente pode estar efetuando o seu pagamento do pacote e, com isso, dá um alívio também no bolso”, explica Flávio Augusto de Souza.
Quem não folga, nem sempre reclama. Pelo contrário. O taxista Carlos Alberto Lana, que faz ponto na rodoviária de Belo Horizonte, trabalha duro sempre que tem turista chegando e saindo da cidade. Feriado, para ele, é sinônimo de mais dinheiro no bolso.
“Eu trabalho feliz porque tem mais passageiros. Quanto mais você ganha, melhor. E aí, quando você tiver oportunidade de viajar, você já fez seu pé de meia, pode viajar tranquilo”, diz o taxista Carlos. (Com informações Dourados News).