O 8º Batalhão de Polícia Militar, “Guardião do Vale do Ivinhema”, atendeu durante o final de semana, seis ocorrências de violência doméstica e descumprimento de medida protetiva de urgência nas cidades de Nova Andradina e Ivinhema.
Os homens tinham idades entre 24 e 55 anos. As equipes de Radiopatrulhas foram solicitadas para verificarem discussões com ameaças e agressões físicas entre casais, bem como descumprimento de medida protetiva de urgência, onde segundo os comunicantes as vítimas estavam sendo ameaçadas e agredidas pelos autores.
A primeira ocorrência foi atendida as 12:10min do dia (10/12), (Descumprimento de Medida Protetiva de Urgência) na Rua Ineri Perigo, B. Cristo Rei, em Nova Andradina, onde a vítima de 21 anos de idade, informou aos policiais que possuía medida protetiva de urgência contra seu ex companheiro, e que há poucos instantes, ele havia invadido sua residência e a ameaçou de morte. Após diligência, o autor um homem de 24 anos, foi localizado no cruzamento das ruas Santa Catarina com Melvin Jones, que confirmou o ocorrido. Autor conduzido para a delegacia de Policia Civil de Nova Andradina.
A segunda ocorrência foi atendida dia 10/12, por volta das 15:20min na Avenida Brasil, em Ivinhema, onde a vítima uma senhora de 55 anos de idade, informou aos policiais que seu namorado havia a agredido fisicamente e a ameaçado de morte em seu local de trabalho. A vítima relatou ao policiais que seu namorado (o autor de 39 anos) tinha a agredido com tapas no rosto, a teria jogado contra o chão e tentado enforcá-la, disse ainda, que não era a primeira vez que seu namorado tinha a agredido daquela forma. A vítima foi conduzida para o hospital onde foi medicada e posteriormente até a delegacia, onde manifestou interesse na medida protetiva de urgência e representar o autor. O autor fugiu do local e não foi localizado.
A terceira ocorrência atendida foi no início da noite do dia (10/12), onde a Equipe policial deslocou até a Rua São Francisco, Vila Santo Antônio, em Nova Andradina, onde segundo a solicitante e vítima (uma mulher de 27 anos), teria sido agredida fisicamente com socos e chutes, bem como teria sido ameaçada de morte pelo seu esposo o Autor de 35 anos de idade. No local a equipe prestou socorro a vítima até o Hospital Regional e posteriormente a conduziu para a Delegacia de Policia Civil para o Registro e requerimento da medida protetiva de urgência contra seu esposo, o autor fugiu do local e não foi localizado.
A quarta ocorrência foi atendida pela equipe da policia militar, agora por volta das 03h50min da manhã do dia 11/12, na Rua Quatorze, B. Vitória, em Ivinhema, onde segundo informações da solicitante, seu pai estava agredindo fisicamente sua mãe. No local os policiais fizeram contato com a vítima uma mulher de 34 anos de idade, que informou que foi ameaçada de morte pelo seu ex esposo (autor de 41 anos de idade), em razão deste não aceitar a separação do casal, que sempre profere ameaças de morte contra a vítima e seus filhos. Diante dos fatos, autor e a vítima foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para o Registro e solicitação da Medida protetiva de urgência.
A quinta ocorrência atendida, foi no dia 11/12, por volta das 13:10min, na Rua André Loyer, no Bairro São Vicente de Paula, em Nova Andradina, onde de acordo com a solicitante e vítima uma senhora de 37 anos de idade, ela e seus filhos teriam sido ameaçados de morte pelo seu esposo o autor (de 37 anos de idade), em razão de não aceitar o comportamento dos enteados menores de idade. A vítima foi conduzida para a delegacia para fazer o registro e requerer a medida protetiva de urgência. Autor fugiu do local e não foi localizado.
A sexta ocorrência atendia, aconteceu por volta das 14:25min do dia 11/12, na rua Joaquim Bernardes dos Santos, B. Vitoria, em Ivinhema, onde vítima de 27 anos de idade, informou que possuía medida protetiva de urgência (MPU) em desfavor de seu ex esposo. Disse ainda, que o autor havia invadido sua residência sem a sua permissão e a ameaçado de morte com um facão. A equipe deslocou até o local e flagrou o autor dentro da residência, ocasião que foi preso e conduzido para a delegacia de Polícia Civil de Ivinhema. A MPU proibia a aproximação do autor à vítima, parentes e testemunhas, mantendo deles, a distância mínima de 300 metros.
As vítimas de todas as ocorrências foram orientadas quando a solicitação de medidas protetivas de urgência e manifestaram interesse em solicitá-las. O descumprimento da medida protetiva acarreta em prisão em flagrante do autor.
Denúncias de casos de violência doméstica ou do descumprimento de medida protetiva podem ser realizadas via telefones 190, 180, 99262-3462, e ainda pela internet no canal de denúncias do Programa Mulher Segura do 8º Batalhão, através do endereço de emailpromuse8bpm@pm.ms.gov.br. (Texto: Ascom 8º BPM - “O Guardião do Vale do Ivinhema”).