Sábado, 19 de Abril de 2025    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

UEMS promove o III Workshop sobre Reserva de Patrimônio Natural


O evento ocorrerá sob coordenação do professor Leandro Marra, com apoio dos acadêmicos do curso de Agronomia

 

Na sexta-feira a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade Universitária de Mundo Novo, realizará, no dia 5 de agosto, o III Workshop sobre Reserva de Patrimônio Natural, que terá como tema Unidades de Conservação e o Desenvolvimento Territorial Sustentável.

O evento ocorrerá sob coordenação do professor Doutor Leandro Marra, com apoio dos acadêmicos do curso de Agronomia - esta ação deles integra a creditação de extensão no currículo destes alunos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria da UEMS/unidade de Mundo Novo.

O workshop é fruto de uma parceria da UEMS com a família Vargas Baptista e ocorrerá no anfiteatro da UEMS/Mundo Novo. Podem participar alunos e professores da UEMS e também da rede pública e particular de ensino, além da comunidade em geral de Mundo Novo, Eldorado, Guaíra/PR e região.

Dos principais objetivos do encontro: divulgar a importância, a função e a contribuição das Reservas Particulares do Patrimônio Natural para a conservação da natureza e seu potencial de conectividade física e funcional com outras áreas protegidas e discutir a importância da RPPN Ernesto Vargas Baptista e Unidades de Conservação de seu entorno no Desenvolvimento Territorial Sustentável e na Segurança Hídrica.

 

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL

A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN - Ernesto Vargas Baptista é uma Unidade de Conservação, criada em área remanescente em Porto Morumbi, a 20 Km de Eldorado. Ernesto, nos anos 50, com seu irmão Leocindo, é considerado o fundador de Porto Morumbi. A RPPN fica no bioma Mata Atlântica, em área definida como de prioridade extremamente alta para conservação pelo Ministério do Meio Ambiente.

A localização geográfica é estratégica, encravada em área de relevância ambiental local, regional, nacional e internacional e de grande beleza cênica. Em extensão aproximada de 750m limita-se a oeste com a margem direita do Rio Paraná, em seu último trecho livre de represamento antes do Lago de Itaipu Binacional. A reserva foi classificada pelo Imasul como wetland.

 

WETLAND

Wetland é uma Zona Úmida. São áreas com características pantanosas, charcos ou áreas alagadas temporariamente, que normalmente albergam uma grande biodiversidade, tanto em termos de plantas ou de animais aquáticos, ou ainda os que se alimentam deles.

Podem ter água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo áreas de água marinha com menos de seis metros de profundidade na maré baixa, como os mangis e recifes de coral.

Podem ser alimentados por água subterrânea, por rios ou por outras zonas húmidas e podem estar secos durante uma parte do ano, mas o período em que se encontram inundadas é suficiente para manter o ecossistema vivo.

As áreas úmidas apresentam dificuldades em sua definição, devido tanto à diversidade de ambientes com estas características, como pela dificuldade de estabelecer sua delimitação, uma vez que são ambientes extremamente dinâmicos.

O conceito de zona úmida surgiu em 1971, durante a Convenção de Ramsar, no Irã, quando foi celebrado um tratado intergovernamental com o objetivo de promover ações nacionais e internacionais para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das zonas úmidas. Esta convenção instituiu o dia dois de fevereiro como o Dia Mundial das Zonas Úmidas. Hoje são 150 países que aderiram ao tratado. (Com informações Sul News).

 

 

 

 

  

 

 

 


Fonte: Sul News