Sábado, 23 de Novembro de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Semana com umidade do ar em estado crítico e sem previsão de chuvas


Sob massa de ar quente e seca, altas temperaturas permanecem em Campo Grande
Altas temperaturas permanecem em Campo Grande nesta semana. (Foto - Gerson Oliveira)

 

Através de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a umidade não deve passar dos 30% esta semana no Estado, além de não haver previsão de chuva até o fim do mês.

A semana promete continuar quente e seca em Mato Grosso do Sul e os alertas para a saúde e para a prevenção de incêndios continuam.

Segundo a meteorologista Andrea Ramos, para a semana em Campo Grande, as temperaturas ficam entre 31º e 32º durante o dia e a umidade relativa do ar continua baixa. “Tem uma massa de ar quente e seca, isso causa a baixa umidade. Também há a preocupação com os incêndios, é necessário ter atenção redobrada nessa época do ano”, comenta.

No período de seca é preciso atenção em relação ao meio ambiente e também a saúde. O Instituto recomenda que a população beba bastante líquido, evite desgaste físicos nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

 

DECRETO DE EMERGÊNCIA AMBIENTAL

Nessa semana, como já noticiado pelo Correio do Estado, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou estado de emergência ambiental, diante de estiagem que já dura dois meses na região pantaneira.

De acordo com o governador, o decreto visa facilitar as ações emergenciais em casos de incêndio.

A validade do decreto que iniciou na sexta-feira (22), tem duração de 180 dias, ou seja, ficará em vigor até dezembro, visto que não há previsão de alteração do clima.

A norma vale para 18 cidades em que o bioma pantanal está presente. São elas: Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho, Sonora, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Bodoquena, Jardim, Bonito, Anastácio, Corguinho e Rio Negro.

O controle e fiscalização será feita por meio da Sala de Situação Integrada, com ação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Militar Ambiental (PMA) e Defesa Civil. (Com informações Jornal Correio do Estado).

 


Fonte: Jornal Correio do Estado