O 8 Batalhão de Polícia Militar “O Guardião do Vale do Ivinhema” divulgou na data de hoje (05) o balanço das ações dos seis primeiros meses de 2022. Dando ênfase as ações preventivas, o Comandante do 8° BPM começou destacando as mais de 25 mil abordagens a pessoas realizadas nesse semestre.
Foram realizados 168 apoios a outros órgãos, 85 operações policiais, 319 visitas e orientações do Programa Mulher Segura (Promuse) além de 2.483 rondas escolares, aquele policiamento onde a Polícia Militar vai até as escolas e em parceria com a comunidade escolar garante a segurança dos alunos e professores.
As ações preventivas resultaram em 15 prisões em flagrantes por dano ao patrimônio, 468 pessoas foram conduzidas para a delegacia e 208 foram autuadas em flagrante delito.
A Polícia Militar com essas abordagens retirou de circulação 91 criminosos que estavam com mandado de prisão em aberto, 132 pessoas foram presas e encaminhadas para a delegacia por violência doméstica. Também foram presas 08 pessoas pela prática de roubo e 29 pela prática de furto.
Em consequência ainda das ações preventivas, foi feita a apreensão de mais de uma tonelada e 430 quilos de maconha, mais de um milhão e 283 mil em produtos oriundos de contrabando e descaminho.
Foram apreendidos 14 equipamentos sonoros que deixaram de perturbar o cidadão de bem durante o seu trabalho ou repouso. Destacamos ainda a apreensão de 12 armas de fogo e 12 armas brancas. No trânsito a ação da Polícia Militar não foi diferente, foram mais de 13 mil veículos abordados, desses, 16 foram recuperados pois constava com registro de furto/roubo.
Foram realizadas 2.045 notificações de trânsito por diversos motivos, sendo elas principalmente por veículos em más condições, documentação atrasada há vários meses e veículos equipamentos de som em desacordo com a legislação. Foram removidos ao pátio dos Detrans 195 veículos e 38 veículos tiveram os seus escapamentos regularizados. Nesse período a Polícia Militar atendeu 62 acidentes de trânsito com vítimas e 45 acidentes sem vítima.
O Comandante do 8° Batalhão Tenente-Coronel J. Roberto finaliza destacando que o conjunto dessas ações contribuiu para que os índices criminais permanecessem estáveis ou seja, comparando-se com os anos anteriores, verifica-se que Nova Andradina vem apresentando uma tendência a queda nas ocorrências.
Para se ter uma ideia, o mês de maio já havia sido o mês mais seguro da década se comparado com todo os meses de maio anteriores. Da mesma forma o mês de junho, mantendo-se como o mês mais tranquilo quando observado os crimes contra o patrimônio da década. Por mais que em alguns pontos apresentem o aumento nos índices criminais, esses aumentos devem-se a fatores particulares e sazonais que estão sendo analisados, estudados e ações estão sendo desenvolvidas para combatê-los. (Texto: Ascom 8° BPM - “O Guardião do Vale do Ivinhema”).