No dia 02 de julho, Dia Nacional do Bombeiro Brasileiro, em solenidade militar realizada no Quartel do Comando Geral da Corporação, em Campo Grande, o Tenente Coronel PM J. Roberto, Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar foi homenageado com a mais alta Comenda do Corpo de Bombeiros Militar: a Medalha Dom Pedro II.
A honraria é concedida a pessoas que se destacam por relevantes serviços em prol do Corpo de Bombeiros Militar e da sociedade sul-mato-grossense. A medalha homenageia o Imperador Dom Pedro II, que foi o criador do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil em 1856 e, por isso, foi elevado à condição de patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.
O Major Pablo, Comandante do 3º SGBM/Ind, indicou o militar como merecedor da distinção honorífica e participou da entrega da condecoração. De acordo com o oficial, “são pessoas abnegadas que não medem esforços para garantir a tranquilidade social, a ordem e a segurança pública”.
O ato de concessão da medalha foi publicado em Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul. Os agraciados terão a prerrogativa de usar a medalha em fardas militares de acordo com Regulamento de Uniformes e Regulamento de Outorga de Medalhas e Condecorações.
O Tenente-Coronel J. Roberto disse estar sem palavras para externar seus agradecimentos ao Corpo de Bombeiros e ao Major Pablo pela deferência ao lhe conceder essa honraria! “Sou suspeito para falar do Bombeiro Militar, pois minha Academia foi no estado de São Paulo, onde PM e BM são uma única instituição e talvez por isso traga comigo um sentimento de também fazer parte dessa brilhosa corporação" finalizou o Comandante. (Texto: Ascom 8º BPM - “O Guardião do Vale do Ivinhema”).