Em corrida emocionante e com muitas trocas de posições, Max Verstappen, da Red Bull, superou problemas com seu carro e venceu o GP da Espanha, neste domingo (22), na sexta etapa da temporada da F1. Esse resultado coloca o holandês na liderança do campeonato de pilotos -ele ultrapassou o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, que não completou a prova.
Leclerc liderava a corrida com tranquilidade, mas teve de abandoná-la na 28ª volta por causa de problemas no motor. "Eu perdi potência [do motor]. É uma pena, mas é a vida. Vamos entender o que aconteceu e arrumar para a próxima corrida", disse o piloto já nos boxes.
Na classificação geral, Leclerc permanece com 104 pontos, agora na segunda posição, e vê Verstappen, na liderança, seis prontos à sua frente. O holandês defende título da F1 conquistado no ano passado.
Neste domingo, a vitória de Verstappen não foi tranquila. Ele teve problemas com a abertura da asa traseira e chegou a esbravejar com a equipe pelo rádio. Ainda no início, o holandês foi parar na brita e perdeu posições após erro em uma das curvas.
Mas o Verstappen mais uma vez mostrou competência e poder de recuperação para terminar a corrida com boa vantagem sobre o segundo colocado, o mexicano Sergio Pérez, que garantiu a dobradinha da Red Bull na Espanha. O britânico George Russell, da Mercedes, completou o pódio.
Foi a 24ª vitória da carreira de Verstappen na F1. Ele venceu pela quarta vez em seis corridas realizadas nesta temporada. A dobradinha ainda deixa a Red Bull com boa vantagem na classificação dos construtores -a equipe tem 195 pontos até aqui, 26 a mais que a Ferrari, em segundo.
Lewis Hamilton, da Mercedes, fez prova de recuperação. Ainda na largada ele foi tocado pelo dinamarquês Kevin Magnussen (Haas) e despencou do sexto para o 19º lugar. No fim, o britânico ficou com o quinto lugar.
Durante a temporada, Hamilton e Russell têm sofrido com problemas nos carros da Mercedes, que ainda tenta se adaptar a uma nova regulamentação da F1.
Vale lembrar que a próxima prova será no próximo domingo (29), no GP de Mônaco.
Confira o resultado da corrida:
M. Verstappen (Red Bull) 66 voltas
S. Perez (Red Bull) +13.072
G. Russell (Mercedes) +32.927
C. Sainz (Ferrari) +45.208
L. Hamilton (Mercedes) +54.534
V. Bottas (Alfa Romeo Ferrari) +59.976
E. Ocon (Alpine) +74.397
L. Norris (McLaren Mercedes) +83.235
F. Alonso (Alpine) +1 volta
Y. Tsunoda (AlphaTauri Honda) +1 volta
S. Vettel (Aston Martin Mercedes) +1 volta
D. Ricciardo (McLaren Mercedes) +1 volta
P. Gasly (AlphaTauri Honda) +1 volta
M. Schumacher (Haas Ferrari) +1 volta
L. Stroll (Aston Martin Mercedes) +1 volta
N. Latifi (Williams Mercedes) +2 voltas
K. Magnussen (Haas Ferrari) +2 voltas
A. Albon (Williams Mercedes) +2 voltas
G. Zhou (Alfa Romeo Ferrari) não completou
C. Leclerc (Ferrari) não completou. (Com informações Jornal Correio do Estado).