O Instituto Nacional de Meteorologia (Imet) emitiu quatro alertas de chuvas para Mato Grosso do Sul neste fim de semana, com início às 10h25min deste sábado (19) e término às 10h de domingo (20).
O primeiro alerta é de tempestade, que abrange o município de Brasilândia. Pode ocorrer ventos intensos de até 100km/h, chuva de até 100 milímetros e queda de granizo.
O segundo alerta é de chuva intensa, que abrange os municípios do centro, centro-sul, norte e oeste do Estado, como Dourados, Caracol, Nova Andradina, Campo Grande, Terenos, Ribas do Rio Pardo, Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Camapuã, Coxim, entre outros. Pode ocorrer ventos intensos de até 100km/h e chuva de até 100 milímetros.
O terceiro alerta é de tempestade de perigo potencial, que abrange cidades do sul do Estado, como Amambaí, Naviraí e Itaquiraí. Pode ocorrer ventos de até 60km/h, chuva de até 50 milímetros e queda de granizo.
O quarto alerta é de chuva intensa com perigo potencial, que abrange cidades do leste do Estado, como Paranaíba, Costa Rica, Três Lagoas, Aparecida do Taboado, entre outros. Pode ocorrer ventos de até 60km/h, chuva de até 50 milímetros e queda de granizo.
As chuvas previstas para Mato Grosso do Sul serão suficientes para elevar a umidade relativa do ar, melhorar a qualidade de respiração e provocar leve queda nas temperaturas.
A umidade relativa do ar indicada é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Um temporal atingiu o município de Dourados nesta sexta-feira (18) e provocou fortes enchentes. De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, choveu 98mm e caíram 2.444 raios. “Foi o maior temporal do ano”, afirmou.
O outono começa às 11h33min deste domingo (20) e termina em 21 de junho de 2022 em Mato Grosso do Sul.
A tendência é de que massas de ar frio ocorram de forma mais frequente no Estado.
Na estação de outono, as chuvas começam a reduzir no interior do país e as primeiras impulsões de massa de ar frio começam a surgir.
O outono 2022 em Mato Grosso do Sul será marcado por chuvas entre 40% e 50% abaixo da média, de acordo com prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS).
Recomendações em casos de tempo adverso, segundo o CEMTEC
Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio. (Com informações Jornal Correio do Estado).