Domingo, 20 de Abril de 2025    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

IFMS classifica 15 projetos como finalistas da Febrace


Vigésima edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia tem início nesta segunda-feira, 14, em formato virtual. Evento segue até dia 26
Leonardo e Murilo (centro), com o orientador e membros da banca de defesa do TCC. (Foto: Arquivo Pessoal)

A partir desta segunda-feira, 14, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participa da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e considerada a maior feira de ciências do país.

O evento, que segue até o dia 26 de março, é realizado em formato online.

O IFMS participa com 15 pesquisas desenvolvidas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Felipe Fernandes, o número de projetos finalistas é motivo de comemoração.

“Esse resultado reforça o papel da pesquisa científica na formação dos nossos estudantes do ensino médio e consolida o maior programa vinculado à Propi [Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação], o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS”, ressalta.

Um dos 15 projetos finalistas, intitulado “Casa: Comunidade Assistiva de Software para Acessibilidade”, foi desenvolvido pelos estudantes Leonardo Nascimento e Murilo Lima, no Campus Dourados.

O orientador do projeto, professor Ricardo Nascimento, explica que a dupla pesquisou um tema de grande relevância, a questão da inclusão e acessibilidade web.

“Apesar da minha proximidade com o tema, a ideia partiu dos próprios estudantes e fico muito feliz de perceber que nossos alunos têm demonstrado interesse nessa área ainda tão carente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, destaca o docente. “Tenho certeza que os estudantes-pesquisadores levarão a experiência para toda vida”, conclui.

O estudante Leonardo, que desenvolveu a pesquisa com o colega Murilo  como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), fala com entusiasmo sobre a participação na Febrace.

"Nos empenhamos muito para nos ater aos padrões de divulgação científica dessa feira nacional de tamanha proporção, recheada de talentos e outros trabalhos incríveis”, afirma o estudante.

O jovem fala com carinho sobre o período em que estudou no IFMS.

"Sinto orgulho e gratidão por representar a família IFMS, a minha segunda casa e lar do 'projeto Casa'. Como técnico em Informática para Internet formado pelo Campus Dourados, eu não poderia estar melhor preparado para a Febrace", finaliza.

Visitação Virtual - Os interessados em conhecer os projetos finalistas podem acessar a visitação virtual no site da Febrace, a partir das 13 horas (horário de Mato Grosso do Sul) desta segunda-feira, 14.

Ao acessar a página, o "visitante" pode conhecer os projetos por área do conhecimento, sendo disponibilizados o vídeo, pôster e resumo, com a indicação dos respectivos autores e orientadores.

A premiação dos melhores trabalhos será realizada no dia 26 de março, durante o encerramento do evento, com transmissão ao vivo pelo site da Febrace e pelo YouTube.

Avaliação - Para a seleção dos premiados da Febrace serão consideradas as três rodadas de bancas de avaliação (duas já realizadas em janeiro, e a última que será realizada entre os dias 14 e 21 de março), além dos materiais postados pelos finalistas na plataforma virtual.

Para esta edição do evento, foram classificados 497 projetos finalistas, de 24 unidades da federação. Os trabalhos foram desenvolvidos por 1.080 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico, de 333 diferentes escolas, sob orientação de 626 professores.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site da Febrace. (Texto: Ascom IFMS).

 


Fonte: Ascom IFMS