A cada safra de milho a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) irá elaborar um Manual Analítico do Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a Cultura do Milho 2ª Safra de Mato Grosso do Sul.
O objetivo do manual é simplificar o material disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre o zoneamento agrícola, divulgado em outubro de 2021.
Segundo a Aprosoja/MS as informações técnicas abrangem os 79 municípios de MS e os produtores poderão encontrar seu município e padronizar o plantio considerando risco, evitando a operação em períodos não indicados. Também será possível consultar as melhores datas para plantio e fases fenológicas e capacidade de água.
A Aprosoja/MS, ainda coloca à disposição dos produtores rurais, uma equipe de técnicos, para sanar e tirar dúvidas.
ZONEAMENTO AGRÍCOLA DE RISCO CLIMÁTICO
Este é um instrumento de gerenciamento de riscos na agricultura, sendo elaborado com o objetivo de minimizar o prejuízo nas safras relacionadas aos fenômenos climáticos adversos.
O zoneamento também permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.
Nos estudos em quais a ZARC é embasado em análises de parâmetros de clima, solo e ciclos de cultivares. A metodologia é validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adotada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Com informações Jornal Correio do Estado).