Os primeiros dias do ano devem ser marcados por chuvas acima da média em Mato Grosso do Sul, conforme revelou a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos.
A previsão é de chuvas mais fortes nos dias mais quentes em todo o Estado. Segundo o instituto, a sexta-feira (7) deve ser o dia mais chuvoso.
Já em Campo Grande, o prognóstico aponta chuva com nebulosidade um pouco maior até o meio da semana entre a quarta-feira (5) e a quinta-feira (6), dia em que a chuva deve dar uma trégua.
As temperaturas apresentam quedas e devem registrar mínima de 20°C com máxima estimada em 30°C, enquanto a umidade relativa do ar pode ir de 40% a 95 pontos percentuais.
VERÃO
O verão começou em 21 de dezembro de 2021 e vai até 20 de março de 2022.
De acordo com prognóstico de verão divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão, o volume de chuvas pode ficar 20% abaixo da média esperada esta estação.
Recomendações em casos de tempo adverso, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC)
Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio. (Com informações Jornal Correio do Estado).