O governador Reinaldo Azambuja anunciou nesta sexta-feira (20) o investimento de R$ 80 milhões para a realização do mutirão de exames de diagnóstico e cirurgias eletivas em Mato Grosso do Sul que deve ocorrer no mês de setembro.
Segundo o governador, a ação contará com hospitais públicos e privados, sendo conduzida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
“O secretário Geraldo Resende vai levar esse projeto à CIB (Comissão Intergestores Bipartite), que reúne todos os 79 municípios, e, depois de validado, nossa expectativa é começar a atender ainda em setembro”, ressaltou o governador.
A última caravana da saúde que deveria ter acontecido em março de 2020 foi cancelada em decorrência a pandemia da Covid-19, o que justifica o crescimento na fila de espera.
“A fila das eletivas está represada, muitas pessoas aguardando diagnósticos e cirurgias. Serão R$ 80 milhões de recursos próprios para contratação de cirurgias e diagnósticos, que são ressonâncias, tomografias, ultrassons, colonoscopia, endoscopia, ou seja, todos os exames que estão represados dentro da regulação. Queremos avançar e atender essas pessoas”, afirmou Azambuja.
CARAVANA DA SAÚDE
A Caravana da Saúde foi criada em 2015 e atende pacientes dos 79 municípios cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo da ação é que várias cirurgias aconteçam simultaneamente em vários municípios para “desafogar” a fila de espera no SUS. Além da realização de exames.
Desde sua criação, todos os anos uma lista de especialidades e hospitais é divulgada para que a população possa se orientar e buscar atendimento de acordo com as suas necessidades. (Com informações Jornal Correio do Estado).