Segundo o levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Mato Grosso do Sul vacinou 64% da população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina contra Covid-19 até (18) de julho, mantendo o Estado em primeiro lugar na lista de imunização do País.
O levantamento aponta que das 2.173.950 doses enviadas pelo Ministério da Saúde, 2.122.443 foram aplicadas no Estado.
O índice de aproveitamento de doses utilizadas foi de 97% deixando o Estado acima da média nacional de 79% segundo o OPAS.
O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destaca que os números refletem os esforços do governo do Estado junto com os municípios para garantir a imunização da população do Mato Grosso do Sul.
“Continuamos sendo exemplo para o país. A grande quantidade de doses aplicadas reflete o nosso trabalho árduo em vacinar os sul-mato-grossenses”, disse.
Segundo a OPAS, Mato Grosso do Sul, juntamente com Rio Grande do Sul e Pará, apresentam os maiores percentuais de população alvo vacinada com a segunda dose ou dose única.
Diferente dos dados da OPAS, o vacinômetro de Mato Grosso do Sul informa que 73% da população alvo da campanha de imunização contra a Covid já foi vacinada com a primeira dose.
Embora a diferença dos números, os dois dados são verdadeiros, mudando apenas o quesito de comparação.
REMESSA DE VACINAS
Mato Grosso do Sul receberá nesta segunda-feira (19) novo lote com 103.910 doses de vacina contra Covid-19. A remessa é composta por 21.400 doses da Coronavac, 15.210 da Pfizer e 67.300 da AstraZeneca.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explicou sobre a distribuição destas doses.
“Vamos receber hoje a noite uma parcela e amanhã pela manhã outra parcela, serão empregadas em sua ampla maioria para prosseguir no processo de fazermos a D2, principalmente da AstraZeneca”.
De acordo com o secretário, a vacina Coronavac será distribuída para D1 e D2, enquanto a Pfizer será encaminhada conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI) para que seja utilizada no processo vacinal da primeira dose.
COVID NO ESTADO
Mato Grosso do Sul teve redução de 269% no número de mortes por Covid-19 no período de um mês, de acordo com números da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Dados do Boletim Epidemiológico da SES desta segunda-feira (19) revelam que 13 pessoas foram vítimas de Covid-19 nas últimas 24 horas.
Os números indicam uma queda de 269%. A média móvel de óbitos é de 22,3 nesta segunda e era de 47,0 há um mês.
As cidades que apresentaram mortes de domingo (18) para segunda-feira (19) são Campo Grande, Paranaíba Batayporã, Cassilândia, Maracaju e Paranhos.
São 339 casos de confirmados Covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, o Mato Grosso do Sul totaliza 348.632 testes positivos desde o início da pandemia.