A campanha de vacinação de bovinos e bubalinos em Mato Grosso do Sul contra febre aftosa se iniciou no dia 1° de maio e foi concluída na última terça-feira (15).
Conforme relatório parcial da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (IAGRO) 96,94% dos animais das regiões Planalto e Pantanal foram imunizados, sendo essas as duas regiões sanitárias do Estado.
Dos 18.621.833 animais envolvidos, foram vacinados até agora 18.051.972. Doses adquiridas e que ainda não foram registradas são 668.457.
Segundo o Diretor Presidente da IAGRO, Daniel Ingold, mesmo com o trabalho das equipes da agência sendo realizado observando as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 a adesão foi muito boa e os números são satisfatórios.
O registro da vacinação é obrigatório e deve ser realizado através do portal www.gap.ms.gov.br.
A vacinação dos animais da região do Planalto terminou em 31 de maio. Já a declaração de vacinação no sistema encerrou no dia 15 de junho.
Enquanto na região do Pantanal, a vacinação terminou em 15 de junho e a declaração pode ser feita até 30 de junho. (Com informações Jornal Correio do Estado).