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Família e saúde com mais procura por atendimentos Defensoria Pública


Em um ano, foram 162 mil atendimentos foram realizados através da plataforma digital
Plataforma virtual permite que casos sejam resolvidos à distância. (Foto: Arquivo / Correio do Estado)

Área da família concentra a maior demanda da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul durante a pandemia, com 88.859 atendimentos em um ano.

A segunda área com maior demanda foi a da saúde, com 17.450 atendimentos no período.

No total, mais de 162 mil atendimentos foram realizados através da plataforma digital.

A ferramenta foi desenvolvida no início da pandemia, lançada em 4 de maio de 2020, para garantir que a população em situação de vulnerabilidade tenha acesso aos serviços.

Após registrar a demanda na plataforma, a Defensoria Pública entra em contato com o assistido ou assistida, em até seis dias úteis, para repassar informações sobre a necessidade apresentada.

Entre os casos resolvidos via plataforma está um divórcio virtual, em que  uma das partes estava em Miranda e outra na Bolívia.

Outro divórcio virtual foi realizado com um assistido cumprindo medida de reclusão no Estabelecimento Penal de Campo Grande e a assistida no município de Bodoquena.

Outro caso resolvido através de audiência realizada digitalmente pela Defensoria foi guarda dos filhos, pensão e divisão de bens.

Neste caso, a conciliação foi feita via chamada de vídeo, que teve menos de uma hora de doação.

Também relacionado à guarda, um caso de modificação de guarda entre os pais e a avó paterna foi resolvido com uma das partes residindo em Portugal.

A tecnologia também permitiu que uma haitiana que mora em Cuiabá tivesse acesso ao resultado de um exame de DNA realizado em Naviraí.

As cidades que mais fazem acessam a Defensoria Pública via plataforma digital são Campo Grande (70.846), Dourados (13.837) e Três Lagoas (8.948).

“A Defensoria continua aperfeiçoando essa ferramenta porque acredita que, no futuro, o meio de comunicação virtual será uma alternativa cada vez mais presente na vida de todos”, afirma o defensor público-geral, Fábio Rogério Rombi da Silva. (Com informações Jornal Correio do Estado).


Fonte: Jornal Correio do Estado