Área da família concentra a maior demanda da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul durante a pandemia, com 88.859 atendimentos em um ano.
A segunda área com maior demanda foi a da saúde, com 17.450 atendimentos no período.
No total, mais de 162 mil atendimentos foram realizados através da plataforma digital.
A ferramenta foi desenvolvida no início da pandemia, lançada em 4 de maio de 2020, para garantir que a população em situação de vulnerabilidade tenha acesso aos serviços.
Após registrar a demanda na plataforma, a Defensoria Pública entra em contato com o assistido ou assistida, em até seis dias úteis, para repassar informações sobre a necessidade apresentada.
Entre os casos resolvidos via plataforma está um divórcio virtual, em que uma das partes estava em Miranda e outra na Bolívia.
Outro divórcio virtual foi realizado com um assistido cumprindo medida de reclusão no Estabelecimento Penal de Campo Grande e a assistida no município de Bodoquena.
Outro caso resolvido através de audiência realizada digitalmente pela Defensoria foi guarda dos filhos, pensão e divisão de bens.
Neste caso, a conciliação foi feita via chamada de vídeo, que teve menos de uma hora de doação.
Também relacionado à guarda, um caso de modificação de guarda entre os pais e a avó paterna foi resolvido com uma das partes residindo em Portugal.
A tecnologia também permitiu que uma haitiana que mora em Cuiabá tivesse acesso ao resultado de um exame de DNA realizado em Naviraí.
As cidades que mais fazem acessam a Defensoria Pública via plataforma digital são Campo Grande (70.846), Dourados (13.837) e Três Lagoas (8.948).
“A Defensoria continua aperfeiçoando essa ferramenta porque acredita que, no futuro, o meio de comunicação virtual será uma alternativa cada vez mais presente na vida de todos”, afirma o defensor público-geral, Fábio Rogério Rombi da Silva. (Com informações Jornal Correio do Estado).