A previsão do tempo para esta sexta (16), sábado (17) e domingo (18) é de céu parcialmente nublado à nublado com possibilidade de pancadas de chuva isoladas em todo o Estado.
Temporais podem ocorrer em Campo Grande e no Pantanal. Os dados são do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
A especialista em meteorologia, Fraciane Rodrigues, informa que as temperaturas devem ficar elevadas neste fim de semana.
A umidade do ar nesta sexta-feira (16) deve ficar entre 25% e 70%; o ideal é de 40% a 70%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
TEMPERATURAS
De acordo com o Climatempo, hoje (16), a mínima em Campo Grande será de 21ºC, e a máxima de 34ºC. Já no sábado, a mínima será de 20ºC, e a máxima de 31ºC. No domingo, mínima de 20ºC e máxima de 30ºC.
Hoje, a mínima em Corumbá será de 23ºC, e a máxima de 35ºC. Já no sábado, a mínima será de 23ºC, e a máxima de 33ºC. No domingo, mínima de 21ºC e máxima de 29ºC.
Hoje, a mínima em Três Lagoas será de 21ºC, e a máxima de 35ºC. Já no sábado, a mínima será de 22ºC, e a máxima de 33ºC. No domingo, mínima de 22ºC e máxima de 33ºC.
Hoje, a mínima em Ponta Porã será de 19ºC, e a máxima de 28ºC. Já no sábado, a mínima será de 19ºC, e a máxima de 30ºC. No domingo, mínima de 18ºC e máxima de 30ºC.
Hoje, a mínima em Dourados será de 20ºC, e a máxima de 30ºC. Já no sábado, a mínima será de 20ºC, e a máxima de 32ºC. No domingo, mínima de 19ºC e máxima de 32ºC.
Hoje, a mínima em Bonito será de 21ºC, e a máxima de 31ºC. Já no sábado, a mínima será de 21ºC, e a máxima de 33ºC. No domingo, mínima de 20ºC e máxima de 33ºC.
Hoje, a mínima em Aquidauana será de 22ºC, e a máxima de 35ºC. Já no sábado, a mínima será de 22ºC, e a máxima de 33ºC. No domingo, mínima 20ºC de e máxima de 29ºC.
OUTONO
A estação do outono, tipicamente marcada pela perda de folhas de árvores, possui características como dias menores e noites maiores; temperaturas e umidade relativa do ar mais baixas em relação ao verão; aumento da incidência de ventos e aparecimento de frutas em plantas.
O outono nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios. Se no Sul é outono, no Norte é primavera. O mesmo ocorre para as estações do verão e inverno.
De acordo com Franciane Rodrigues, na estação do outono as chuvas começam a reduzir no interior do país e há as primeiras impulsões de massa de ar frio, que provocam declínio das temperaturas do ar.
“A previsão para o outono 2021 indica uma probabilidade das chuvas ocorrerem próximas e ligeiramente abaixo da média esperada para o Mato Grosso do Sul”, afirma a especialista em meteorologia.
“A partir de maio, tem início o período seco na parte central do país. Dessa forma, a redução das chuvas contribui para a elevação das temperaturas. Para Mato Grosso do Sul, as temperaturas ficarão abaixo da média nesta estação”, complementa.
Recomendações em casos de tempo adverso, segundo o CEMTECE caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito; dirigir devagar; estacionar carro longe de árvores e, de preferência, manter-se em um local seguro.
Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio. (Com informações Jornal Correio do Estado).