Recentemente, mais de 223 milhões de brasileiros foram surpreendidos pelo vazamento de dados pessoais, sendo este o maior da história do país. A situação colocou em alerta o setor da segurança da informação e quão expostos todos estamos.
Esses acontecimentos são comuns e podem gerar muita dor de cabeça. Entre os principais problemas causados por golpes online, estão a perda de arquivos pessoais, roubo de dados, informações pessoais, baixar programas indesejados, espalhar vírus e gerar até mesmo prejuízos financeiros.
Os avanços tecnológicos provocaram inúmeras facilidades, as distâncias diminuíram, por meio da internet é possível resolver diversos processos burocráticos, realizar compras, consultas, cadastros, pagamentos, e devido a isso, milhares de dados estão expostos diariamente na web. Os ataques cibernéticos recebem também o nome de cibercrime, crime informático, crime eletrônico e outras variações.
O Correio do Estado conversou com o especialista em segurança digital, Pedro Figueiredo, que explicou que qualquer pessoa pode sofrer um ataque hacker, por este motivo, adotar algumas medidas simples de proteção faz com que o usuário possa navegar com mais segurança.
Figueiredo define que hackers são, de maneira objetiva, pessoas mal intencionadas que se aproveitam de pequenos descuidos de usuários para roubar informações.
O especialista em segurança digital separou algumas dicas para proteger o seu computador de um ataque hacker:
Atualize o seu sistema
Para dificultar a invasão hacker, é necessário atualizar o software do seu computador, uma máquina desatualizada acaba se tornando mais vulnerável para possíveis ataques. Isso irá amenizar a vulnerabilidade da sua máquina, e a proteger tanto de hacker, quanto de vírus.
Tenha cuidado com as senhas
É fundamental contar com senhas fortes e extensas que combinem letras, números e símbolos e que não façam referência a datas de aniversário da família ou número de telefone. Uma dica importante é utilizar senhas diferentes, se possível trocar periodicamente e ser cuidadoso em seu uso. A senha é a porta de entrada para qualquer sistema, por esse motivo, é preciso criar uma barreira forte contra qualquer tipo de invasão.
Tenha um programa de antivírus no seu computador
Existem diversas opções gratuitas de antivírus para proteger a sua máquina. Mantendo o programa atualizado em sua versão mais recente, ele poderá alertar caso você acesse um site suspeito ou baixe um arquivo não confiável.
Salve os seus arquivos em nuvem
O armazenamento em nuvem é uma boa opção para armazenar documentos importantes. Esse serviço permite que você insira na nuvem todos os seus arquivos e os tenha disponíveis em qualquer dispositivo com acesso à internet, a nuvem protege os dados de ataques cibernéticos.
Evite abrir e-mails de remetente desconhecido
É comum os hackers encaminhar e-mails e criam anúncios para que o indivíduo acesse e permita a invasão, com isso o software hacker terá domínio sobre a sua máquina. Por isso, evite acessar e-mails e sites desconhecidos ou sem protocolo de segurança. (Com informações Jornal Correio do Estado).