Com novas doses da vacina que chegaram na manhã deste sábado (20), Mato Grosso do Sul amplia a campanha de imunização para idosos com 60 anos ou mais e quilombolas, conforme explicou o secretário de saúde, Geraldo Resende ao Correio do Estado.
“Com as novas doses, vamos ampliar a vacinação para idosos com 60 anos ou mais, dando preferência para pessoas com comorbidades, com foco em pessoas com doenças graves, transplantados ou doenças cardiovasculares crônicas e quilombolas. A vacina é o único remédio para evitar a falta de leitos e ainda mais mortes em Mato Grosso do Sul”, informou o secretário de Saúde ao Correio do Estado.
A semana em Mato Grosso do Sul teve dois recordes trágicos: 39 mortes em 24 horas, conforme boletim da terça-feira (16) e 42 no balanço do dia seguinte.
Conforme dados do “Vacinômetro”, foram aplicadas em Mato Grosso do Sul 257.498 doses de vacinas, o que representa o índice de 5,62% da população total do Estado imunizadas.
A campanha de vacinação para combater o novo coronavírus começou no dia 18 de janeiro e contemplou 6,33% da população geral, composta de 2,8 milhões de pessoas.
Geraldo Resende, ressaltou que os governantes de cada município devem se empenhar para vacinar sua população, com responsabilidade e rapidez.
'"Os municípios devem divulgar os calendários e locais de vacinação de acordo com a sua necessidade, a população não deve ter dúvida sobre essas informações e aplicar com agilidade na população", destacou o secretário.
O cronograma dependerá de cada município e do avanço na cobertura da vacinação entre os grupos prioritários.
REMESSAS
O Estado já recebeu, ao todo, 420.310 mil doses de vacinas, divididas em oito remessas. O último montante de doses (30,6 mil) chegou hoje (20), com 48.650 doses de imunizantes contra o coronavírus, sendo 47.400 doses de CoronaVac e mais 1.250 doses de AstraZeneca.
No dia 18 de janeiro, 158.760 doses da vacina Coronavac desembarcaram na Base Aérea de Campo Grande. Em 24 de janeiro, mais 22 mil doses chegaram ao Estado.
No dia 25 de janeiro, 10,2 mil doses da vacina Coronavac desembarcaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande em um voo da Latam.
Mais 32 mil doses da vacina Coronavac chegou em 7 de fevereiro no Aeroporto Internacional de Campo Grande. As vacinas fixadas acondicionadas em 160 caixas. Em 24 de fevereiro, o Estado contabilizou mais 35,7 mil doses da Coronavac e AstraZeneca.
Já em 3 de março, mais 27,8 mil doses da Coronavac chegaram a Mato Grosso do Sul e no 9 de março, mais 30.600 doses do imunizante.
A oitava remessa, chegou ao Estado na última terça-feira (16), com 371.660 mil doses de vacinas. (Com informações Jornal Correio do Estado).