Ar quente e úmido favorece a formação de nuvens carregadas, com previsão de chuvas fortes, vendaval e queda de raios em Mato Grosso do Sul, podendo haver queda de granizo em algumas regiões do leste.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas e de tempestades para todos os 79 municípios do Estado.
Conforme o alerta há risco de chuvas intensas entre 30 e 60 milímetros por hora, ventos fortes entre 40 e 60 km/h e queda de granizo.
Apesar do alerta ter vigência até o inicio deste domingo, as condições de chuva predominam em Mato Grosso do Sul durante a próxima semana.
O verão, que começa na terça-feira (22), é uma das estações mais chuvosas e o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) alerta para atenção redobrada com condições adversas no tempo.
Chuvas devem ocorrer principalmente nos períodos da tarde e noite e podem ser acompanhadas de raios.
Durante os temporais, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Desta forma, recomendação é não estacionar embaixo de árvores, não enfrentar pontos de alagamentos ou enxurradas, procurar locais seguros para se abrigar enquanto espera a chuva passar e desligar eletrônicos da tomada.
Para este domingo (20), a previsão é de tempo firme, com pancadas de chuva entre a tarde e noite.
Calor predomina e temperaturas devem ficar entre 21°C e 39°C. Em Campo Grande, mínima prevista é de 22°C e máxima de 35°C.
A umidade relativa do ar neste dia possui variação estimada entre 95% a 50% ao longo do dia. (Com informações Jornal Correio do Estado).