Policiais Militares Ambientais de Porto Murtinho realizavam fiscalização fluvial no rio Paraguai no município e autuaram ontem (6), um pescador por pescar durante a piracema. O infrator pescava no rio Paraguai e foi visto pelos Policiais quando tentava sair da margem do rio ao avistar a fiscalização, e carregava um balde e duas varas de pesca com molinetes.
Os Policiais o alcançaram e fizeram a abordagem. No balde havia 15 exemplares de peixes, sendo sete da espécie mandi e oito da espécie piranha. Todos os mandis apresentavam-se abaixo do tamanho mínimo permitido para captura e, além disso, mesmo se estivesse a pesca aberta, ele só poderia capturar um exemplar de peixe nativo e cinco exemplares de piranha (acima da cota), sendo essas atitudes crimes, mesmo não sendo período de pesca proibido (piracema).
Os peixes, que pesaram 2 kg e dois molinetes com varas foram apreendidos. O infrator, residente em Porto Murtinho, foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena prevista é de um a três anos de detenção. Eles também foram autuados administrativamente e multados em R$ 2.040,00. (Com informações Ascom PMA/MS).