O município de Guaíra poderá tornar duas escolas públicas em Cívico-Militares. A consulta pública aconteceu nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28) de outubro, sendo que o município já cumpriu metas que foram propostas no Plano de Governo do atual prefeito Heraldo Trento (DEM), candidato à reeleição para a gestão 2021/2024. O Plano apresentado à comunidade já prevê implantação de Escolas Cívico-Militares em Guaíra.
A boa notícia foi dada no último dia 26 pelo deputado Hussein Bakri, líder de Governo e Presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa.
Atendendo reivindicação da comunidade, foi elaborado um ofício e foi enviado ao deputado Delegado Fernando, no sentido de inserir Guaíra no Programa Colégio Cívico-Militares do Paraná, e além disso, a gestão buscou o apoio de vários deputados, reforçando o desejo de que o município fosse contemplado, comemorando ainda, a aprovação do PL de autoria do Governador Ratinho Júnior, em 28 de setembro, que passa a autorizar e regulamentar a militarização em 215 escolas públicas no Estado.
Em Guaíra, as Escolas Estaduais que poderão funcionar nesse programa, será a Professor Jaime Rodrigues e Jardim Zeballos. Assim, se as famílias optarem pela transformação, a partir de 2021º, já estarão funcionando de forma compartilhada entre militares e civis para turmas do sexto ao nono ano.
Segundo o prefeito Heraldo Trento “acredito que é um ganho e tanto estarmos inseridos nesse programa, que tem como objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, tendo em vista o alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares, e sem desmerecer nenhum professor, os militares atuarão no apoio à gestão escolar, enquanto a gestão educacional continuará por conta dos profissionais da educação, responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico”, declarou o prefeito. (Com informações O Liberal News).