Em sua 17° edição, este ano o Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha (ENPDP), irá demonstrar como os agricultores brasileiros aliam a alta produtividade e a conservação do solo.
O ENPDP reúne a cada dois anos, cerca de 700 produtores rurais, pesquisadores e demais profissionais do agronegócio. Considerado como um dos principais eventos do agronegócio brasileiro, ele acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados-MS.
Devido à situação pandêmica, o evento foi adaptado e toda a programação será transmitida pela internet. O público interessado, assistirá palestras, debates e as visitas técnicas em áreas de cultivo através de computadores, tablets ou celular.
Neste novo formato, o valor da inscrição diminui para R$ 50, antes o custo era de R$ 200.
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia, será realizado o debate entre os agricultores Jonadan Ma, Manoel Henrique Pereira e José Eduardo Soares. Em seguida, o pesquisador Antônio Roque Dechen, da Esalq, fará um relato sobre o Rally da Safra 2019/2020.
O período da tarde será por conta dos pesquisadores do Brasil e do exterior, que irão debater sobre mitos e fatos na construção do perfil de solo.
A programação contará também com a visitação de estandes virtuais, palestras sobre plantas de cobertura junto ao cultivo de soja de alta produtividade, e o lançamento do livro “O solo ensinou” - do produtor rural e um dos precursores do plantio direto no Brasil, Frank Dijkstra.
A realização do evento é de responsabilidade da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPD), em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Unigran, Embrapa Agropecuária Oeste, Fundação MS, Sindicato Rural de Dourados, Grupo para Intercâmbio de Agrotecnologia (Giatec), e Grupo de Plantio Direto na Palha Dourados (GPP). (Com informações Jornal Correio do Estado).