A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) de Mato Grosso do Sul abre no dia 1º de novembro nova fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa nas duas regiões sanitárias do estado.
As regras e orientações constam em portaria publicada na edição desta segunda-feira (24) do Diário Oficial Eletrônico (DOE).
Produtores rurais da região do Pantanal, especificamente dos municípios de Corumbá, Ladário e em parte dos municípios de Coxim, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso têm até 15 de dezembro para adquirir as doses e até o último dia do ano para vacinar o rebanho.
Nas demais cidades, que estão na região do Planalto, os fazendeiros têm de 1º a 30 de novembro e até 15 de dezembro para imunizar bovinos e bubalinos.
A agência alerta os pecuaristas devem estar atentos a importância da utilização de vacinas devidamente registradas e controladas pelo Ministério da Agricultura e adquiridas em estabelecimento sob supervisão do Serviço Veterinário Oficial.
Quem vacinou em maio não precisa repetir o ato em novembro. O produtor rural ou seu representante legal deverá realizar o registro integral da vacinação contra febre aftosa dos animais envolvidos na etapa de vacinação no site do governo. (Com informações Jornal Correio do Estado).