Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Estado tem 52 cidades em alerta para tempestade e queda de granizo


Chuva deve amenizar tempo seco que predomina em Campo Grande. (Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado)

 

Após um longo período de estiagem, as áreas de instabilidade ganham força e Mato Grosso do Sul pode ter temporais neste fim de semana.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para o risco de tempestades em 52 municípios do Estado, incluindo Campo Grande. (Confira lista abaixo).

Conforme o alerta, há risco de chuvas intensas, entre 30 e 60 mm por hora, ventos fortes de até 100 km/h e queda de granizo.

A chuva melhora os índices de umidade relativa do ar, que tem ficado em torno de 20% nos últimos dias. 

Neste sábado, temperaturas variam entre 18°C a 37°C no Estado. Em Campo Grande, mínima prevista é de 25°C e máxima de 36°C.

Já no domingo, temperaturas terão um ligeiro declínio, variando entre 18°C e 35°C, enquanto na Capital será entre 21°C e 28°C.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as condições de chuva no Estado permanecem até o dia 22 de agosto.

Acumulado de chuva esperado no período varia entre 5 a 100 milímetros, com a maior concentração nos municípios das regiões sul e sudoeste. 

Apesar do alerta do Inmet ter vigência para este fim de semana, o Cemtec afirma que condições adversas podem ocorrer durante toda a semana, com chuvas intensas, ventos fortes e raios. 

Devido a possibilidade de grande acumulado de chuva em um curto período de tempo, há risco de alagamentos e enxurradas, podendo ocorrer queda de árvores. 

Ainda segundo o Cemtec, é esperada uma queda na temperatura no próximo fim de semana, com mínima podendo chegar a 5°C e máxima de 25°C.

Confira municípios que estão em alerta para tempestades: Amambai; Anastácio; Anaurilândia; Angélica; Antônio João; Aquidauana; Aral Moreira; Batayporã; Bela Vista; Bodoquena; Bonito; Caarapó; Campo Grande; Caracol; Coronel Sapucaia; Corumbá; Deodápolis; Dois Irmãos Do Buriti; Douradina; Dourados; Eldorado; Fátima Do Sul; Glória De Dourados; Guia Lopes Da Laguna; Iguatemi; Itaporã; Itaquiraí; Ivinhema; Japorã; Jardim; Jateí; Juti; Ladário; Laguna Carapã; Maracaju; Miranda; Mundo Novo; NAVIRAÍ; Nioaque; Nova Alvorada Do Sul; Nova Andradina; Novo Horizonte Do Sul; Paranhos; Ponta Porã; Porto Murtinho; Rio Brilhante; Sete Quedas; Sidrolândia; Tacuru; Taquarussu; Terenos; Vicentina. (Com informações Jornal Correio do Estado).

 


Fonte: Jornal Correio do Estado