Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta em Mato Grosso do Sul para o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar, que está entre 30% e 20%.
De acordo com o Instituto, a condição climática coloca em risco a saúde das pessoas e aumenta a propagação dos incêndios florestais.
O perigo potencial é para as próximas 24 horas. A orientação da Defesa Civil Estadual é a para a população a ingerir bastante líquido, evitar desgaste físico e se proteger da exposição solar.
A baixa umidade nesta época do ano faz com que doenças respiratórias se manifestem com maior facilidade. Além de causar crises mais graves em doenças crônicas, como rinite, asma e bronquite.
No período de pandemia essas condições podem ser ainda mais perigosas, por isso a orientação é para que, se possível, utilize aparelhos umidificadores de ar.
A seca torna mais grave as queimadas no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Só neste ano o fogo já consumiu mais de 1,2 milhão de hectares do bioma, o equivalente a oito vezes a cidade de São Paulo.
AVISO NA PALMA DA MÃO
A Defesa Civil emite sistema de alerta para avisos climáticos importantes. Para receber, basta se cadastrar enviando uma mensagem de texto para o número 40199, com o CEP de interesse.
Um único usuário pode cadastrar mais de um CEP para receber os alertas e poderá optar por deixar de receber o serviço quando desejar.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, 199, e ao Corpo de Bombeiros Militar, 193. (Com informações Jornal Correio do Estado).