Não só os adultos, mas as crianças também devem usar máscaras de proteção contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A utilização é obrigatória em todo o Brasil desde julho.
Antes disso, a prefeitura de Campo Grande e o governo de Mato Grosso do Sul já haviam tomado a mesma medida. O item pode ser descartável ou fabricado artesanalmente.
Porém, a infectologista pediátrica da Unimed Campo Grande, Carolina Martins Neder, explica que crianças menores de 4 anos não devem usar.
“Elas têm maior propensão a tirar e colocar as mãos no item, já que não conseguem entender o que está havendo, por isso, para essas crianças, o ideal é não sair de casa, pois não estarão protegidas”, apontou.
Já os maiores de 4 anos precisam entender a importância do uso desse item. “Elas já conseguem entender tudo que está acontecendo no mundo, sabem que está todo mundo diferente”, disse Carolina.
A especialista recomenda que os pais sejam criativos para incentivar a utilização da máscara.
“Devem tentar colocar alguma máscara com bichos, estampas legais ou que combinem com a roupa, para chamar atenção da criança e facilitar o uso do item”, afirmou.
A infectologista ressalta ainda que a máscara é essencial para todos a fim de evitar o contágio.
“Se a pessoa que tem o vírus, está de máscara, ela evita a propagação desse vírus. Já a pessoa que está com a máscara, e não tem o vírus, também se protege ao ter contato com alguém que tem a doença. Como esse vírus é novo, somente o uso de máscara, e a lavagem correta, e com frequência, das mãos”, finaliza. (Com informações Jornal Correio do Estado).