A semana começou com chuva fraca em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, registrou 1 milímetro de precipitação por volta de 8h após uma semana sem chuva na região.
A temperatura, que neste domingo (5) chegou a 30 graus, deve continuar alta hoje e amanhã, com máxima prevista de 31ºC. A chuva deve continuar amanhã, com queda de temperatura a partir de quarta-feira (8).
Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o Climatempo indicam frio com mínima de 6 graus na quinta-feira (9), mas a temperatura começa a subir na sexta, com mínima de 11 e máxima de 27 graus. No fim de semana, as máximas devem voltar aos 31 graus.
De acordo com a Embrapa, o volume de chuva esperado para julho é de 47 milímetros. No mês passado, a precipitação foi de 99 milímetros, quase 30 mm a mais que a média histórica do mês. Houve apenas seis dias chuvosos e a maior chuva diária foi de 35 mm, em 26 de junho.
Com base nos registros das estações meteorológicas da Embrapa e do Inmet, o Guia Clima verificou grande variação no volume de chuvas em algumas regiões do estado. Em Amambai ocorreu o maior índice pluviométrico, enquanto o menor foi registrado em Jardim.
Segundo a Embrapa, junho de 2020 teve dias com grande amplitude térmica, com temperaturas amenas no início da manhã e altas, à tarde. A temperatura média em Dourados foi de 20,5°C, mais de dois graus superior à média histórica de 18,4°C. (Com informações Campo Grande News).