Faltando dez dias para o início do inverno, o calor e tempo seco devem predominar em Mato Grosso do Sul durante esta sexta-feira (12) e todo o fim de semana, com predomínio de sol, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Previsão do Inmet indica que, pelo menos durante os próximos três dias, céu será claro, com sol aparecendo entre poucas nuvens, e névoa seca.
Após passagem de frente fria na última semana, temperaturas seguem em elevação, com mínima de 18°C e máxima de 36°C.
No fim de domingo, a nebulosidade aumenta e pode chover em pontos isolados, em municípios das regiões sul e oeste do Estado. As temperaturas caem um pouco de domingo para segunda-feira, mas não deve fazer frio e máxima continua em 30°C, com mínima de 16°C.
Em Campo Grande, temperaturas ficam entre 20°C e 31°C na sexta-feira, 21°C e 30°C no sábado e 18°C e 30°C no domingo.
Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), não há expectativa de chuva para o Estado e, com isso, a umidade do ar fica bastante baixa, com índices que podem chegar a 20%, considerado estado de atenção e prejudicial à saúde.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal para o corpo humano varia entre 50% e 70%. Seja em dias frios ou quentes, quando o índice está abaixo dos 30% é comum que as pessoas sintam desconforto físico.
Para todos os dias, recomendação é ingerir bastante líquido, umidificar ambientes, redobrar cuidados com idosos e crianças e evitar aglomerações. (Com informações Jornal Correio do Estado).