O Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina em parceira com a prefeitura municipal, implantou a coleta seletiva de lixo. A parceria foi firmada através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas recuperam-se matérias primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva do lixo.
Diante desta problemática o 8° Batalhão de Polícia Militar implantou o programa em sua sede. O comandante do Batalhão incentivou a implantação do programa que teve início no dia 08 de junho de 2020. O processo contou com a instalação de conjuntos de coletores para materiais recicláveis, nas suas respectivas cores, de acordo com os resíduos gerados pela instituição.
Assim, todo o resíduo gerado no batalhão que antes era recolhido num único coletor e enviado ao aterro sanitário, agora é depositado em coletores distintos e é enviado ao aterro sanitário somente o que não é possível reciclar. Com esta iniciativa, todos os integrantes da unidade assumem um papel ativo em relação à proteção do meio ambiente. Espera-se que esta ação sirva de exemplo para que os policiais passem a aplicar essas práticas em seus lares, bem como outras instituições também possam implantar a coleta seletiva, minimizando seus impactos ao meio ambiente. (Texto: Ascom 8º BPM - “O Guardião do Vale do Ivinhema”).