Uma equipe de Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas recebeu denúncias, de que uma pessoa havia realizado terraplanagem, com derrubada de árvores e remoção da vegetação em uma área, localizada à margem do rio Paraná, no bairro de Jupiá, e que teria degradado as matas ciliares do rio (área de preservação permanente – APP), ao derrubar diversas árvores e remover a vegetação, parte dela, dentro da área protegida do curso d'água. A PMA foi ao local nesta quarta-feira (3) e verificou a veracidade da denúncia.
O infrator foi localizado em sua residência na propriedade vizinha e assumiu a responsabilidade pela infração. Ele afirmou que o terreno é vizinho à sua propriedade e não lhe pertence, porém, realizou a limpeza da área de menos de 1 hectare, afetando as matas ciliares do rio, que é protegida por lei, para plantar hortaliças no local.
As atividades foram realizadas sem autorização ambiental e foram interditadas. O infrator (56) responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de um a três anos de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 5.000,00. O autuado foi notificado a apresentar junto ao órgão ambiental um plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA). (Com informações Ascom PMA/MS).