Feriado de Dia do Trabalhador (1º) e o primeiro fim de semana de maio será de muito calor e tempo seco, com índices de umidade relativa do ar em torno de 30%, considerado estado de atenção, e sem previsão de chuva em Mato Grosso do Sul.
De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (31), um canal de baixa pressão trazendo calor e umidade da Amazônia atua sobre o Estado, que deve ter temperaturas amenas durante a manhã e noite, mas que se elevam na parte da tarde.
No feriado, na sexta-feira, dia deve ter céu claro, com sol entre poucas nuvens, a umidade abaixo de 30%. No fim do dia, uma frente estacionária, que é uma fronteira entre ar quente e frio que resulta quando uma frente de frio ou calor deixa de se mover, se aproxima do sul do Estado. O Dia do Trabalhador deve ter calor intenso, com máxima de 38°C.
No sábado (2), a frente começa estacionária no sul do Estado, onde o dia amanhece nublado, mas se desfaz rapidamente. Céu deve ser predominantemente claro durante o dia, também com baixos índices de umidade. Temperaturas oscilam entre 18°C e 36°C.
Condições climáticas não mudam no domingo, quando a presença de uma alta pressão dificulta a formação de nuvens e dia deve ser predominantemente de sol e tempo seco, com índices considerados prejudiciais à saúde.
Em Campo Grande, mínima prevista é de 18°C e a máxima de 33°C, com céu variando entre claro e parcialmente nublado, sem chuva. Maiores temperaturas estão previstas para a região do Pantanal, com Corumbá e Porto Murtinho podendo registrar a máxima, de 38°C, com mínima de 22°C.
UMIDADE BAIXA
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível de umidade considerado aceitável deve estar acima de 30%, abaixo disso já é prejudicial à saúde, podendo causar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressacamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação nos olhos, eletricidade estática nas pessoas e equipamentos eletrônicos e aumento potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Orientação em casos de tempo seco é que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas, especialmente no período da tarde, e umidifique ambientes através de vaporizantes, toalhas molhadas e recipientes com água.
Também é recomendado evitar exposição ao sol, usar soro fisiológico nos olhos e narinas e evitar aglomerações em ambientes fechados. (Com informações Jornal Correio do Estado).