Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Defesa Civil emitiram alerta para temporais, com chuva intensa e ventos fortes, de até 70 km/hm, válido para todas as regiões de Mato Grosso do Sul, a partir da noite desta segunda-feira (6) e durante toda a terça-feira (7).
De acordo com a Defesa Civil, alerta é de perigo potencial alto para tempestades e orientação é que população se mantenha abrigada em locais que não sejam debaixo de árvores ou placas, evite áreas alagadas e não deixe animais acorrentados.
Conforme meteorologistas do Inmet, área de instabilidade deve se intensificar e espalhar devido a uma frente fria que avança sobre o centro-sul do Brasil.
Além do temporal, queda na temperatura deve começar nesta terça-feira, com diminuição do calor, mas deve ser mais acentuada na quarta-feira, quando vento frio de origem polar será mais sentido em Mato Grosso do Sul. Mínima prevista é de 15°C. e. No sul, a entrada da alta pressão na retaguarda da frente fria deixa o dia claro e seco e as temperaturas se elevam rapidamente.
Frio deve ser maior durante a noite e amanhecer do dia, com temperaturas amenas durante a tarde. Calor e convergência da umidade devem promover pancadas de chuva ao longo do dia.
Madrugadas frias devem continuar até sábado (11) e há possibilidade de recorde de menor temperatura do ano, de 15°C, em Campo Grande. Segundo o Inmet, a menor temperatura e na Capital neste ano foi de 16,6°C, registrada no último sábado. (Com informações Jornal Correio do Estado).