Com utilização de drone para caracterização de uso atual de uma área desmatada ilegalmente e aparelho de GPS para localização e aferição, Policiais Militares Ambientais de Coxim realizaram levantamentos em uma fazenda no município de Rio Verde hoje (23). O proprietário rural, um paulista, residente em Bragança Paulista (SP), realizou a supressão ilegal de 21,67 hectares de vegetação nativa de cerrado, que foi levantada por imagem de satélites e já estava com plantio de pastagem.
O desmatamento realizado sem licença ambiental ocorreu em área protegida de reserva legal da propriedade rural e foi verificado que a madeira proveniente da vegetação desmatada não estava mais no local. As atividades foram interditadas.
O infrator (34) foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 108.350,00, multa agravada pela área ser protegida por lei. Ele também responderá por crime ambiental com pena de um a três anos de detenção. O infrator também foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual. (Com informações Ascom PMA/MS).