A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) suspendeu todas as competições nacionais de futebol, dentro do Brasil, por tempo indeterminado. A medida entra em vigor a partir de amanhã (16), no entanto não atinge os torneios estaduais que estão em andamento, que segundo a Confederação, ficará a cargo das federações locais.
A decisão atinge a Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20, que são competições que estão em andamento. "Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da covid-19 no Brasil", declarou o presidente da entidade, Rogério Caboclo, por meio de nota oficial.
A direção da CBF ponderou que esta decisão foi tomada após contato permanente com o Ministério da Saúde. Sobre os campeonatos estaduais que estão em atividade, a decisão será das federações locais, que são responsáveis por organizar as competições. “Elas terão deliberações específicas para cada competição, sendo respeitada sua autonomia local”, diz a nota.
O Campeonato Sul-Mato-Grossense de futebol continuou neste final de semana, sem nenhuma restrição, inclusive com a abertura dos portões para as torcidas. No entanto, a Prefeitura de Campo Grande já anunciou que vai suspender a participação de público em eventos esportivos por 15 dias, começando pela segunda-feira (16). (Com informações Campo Grande News).