Policiais Militares Ambientais de Mundo Novo e fiscais do ICMBIO realizaram fiscalização conjunta com o objetivo de prevenir crimes ambientais no Parque Nacional de Ilha Grande, especialmente a pesca predatória, em razão da abertura da pesca na bacia do rio Paraná ontem (29), evitando que pescadores adentrem o Parque, onde a pesca é proibida. Os trabalhos visavam ainda a interditar ranchos de pesca, que há tempos estavam instalados na área do Parque e que, depois de ação, o judiciário determinou a interdição.
Durante a fiscalização foi autuado um casal, residente em Umuarama (PR), que estava acampado na área do Parque e que efetuaria pesca no local. O casal alegou que não sabia que onde estava seria área do Parque, porém, o homem e a mulher foram autuados administrativamente e foram multados em R$ 500,00 cada um. Os equipamentos de camping foram apreendidos.
Com relação ao cumprimento da decisão judicial, foi realizada a interdição judicial de cinco ranchos de pesca, que foram lacrados. Não havia pescadores nos ranchos A partir de agora, caso os pescadores voltem, poderão ser detidos por crimes de desobediência e por causar danos diretos a Unidade de Conservação e poderão ser multados. (Com informações Ascom PMA/MS).