O ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou a permanência da Força Nacional em Caarapó por mais 45 dias, até 11 de fevereiro de 2020. A corporação está na cidade da região de fronteira com o Paraguai desde julho deste ano.
A Força Nacional foi empregada em Caarapó a pedido do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Em outubro, a permanência no município foi prorrogada por 90 dias.
As prorrogações atendem solicitação de renovação por parte do solicitante apoiado. Quando não há pedido, o efetivo da força de segurança é retirado.
A Força Nacional poderá agir nas ações de policiamento ostensivo, com patrulhamento motorizado, em apoio aos órgãos de segurança pública sul-mato-grossenses.
O reforço pretende prevenir conflitos agrários por questões fundiárias em Caarapó, além de coibir o tráfico de drogas, armas e munições e o contrabando na faixa de fronteira, em caráter episódico e planejado.
O efetivo disponibilizado deve obedecer a planejamento definido pelo ministério da Justiça e Segurança Pública.
A operação segue com apoio logístico da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), responsável pelo suporte e infraestrutura necessária à Força Nacional.
A continuidade da Força Nacional em Caarapó foi autorizada em portaria publicada na edição desta terça-feira (31) do DOU (Diário Oficial da União).