Policiais Militares Ambientais de Aquidauana, que trabalham na operação piracema, realizavam fiscalização nesta segunda-feira (9) pela madrugada e prenderam três homens por praticar pesca durante o período de defeso (piracema), com petrechos proibidos e posse ilegal de armas de fogo.
Dois infratores, de 62 e 22, residentes respectivamente em Campo e Aquidauana, foram flagrados em uma embarcação pescando com redes e anzóis de galho (petrechos proibidos). Foram encontrados na embarcação sete peixes das espécies pintado e cachara, pesando 80 kg, que eles tinham acabado de capturar na pescaria ilegal. Os pescadores indicaram outro infrator que havia levado mais pescado para sua residência, onde disseram estar passando o fim de semana. O pescado, um barco e um motor de popa, sete redes de pesca e 30 anzóis de galho foram apreendidos.
A PMA localizou o terceiro infrator (49) em sua residência próxima ao rio, no município de Aquidauana, e encontraram dentro de um freezer mais 39 kg de peixes das espécies pintado, cachara e jaú. Além do pescado, foram encontrados na casa dois rifles calibre 22 e quatro munições intactas do mesmo calibre, sem documentação. O pescado, o freezer e as armas foram apreendidos.
Os três infratores receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com os materiais apreendidos, à Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde foram autuados em flagrante por crime ambiental de pesca predatória, com pena prevista de um a três anos de detenção. Os infratores também foram autuados administrativamente e foram multados em um total de R$ 4.500,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas.
O infrator de 49 anos, proprietário das armas, também foi autuado em flagrante por crime de posse ilegal de arma de fogo. A pena prevista é de um a três anos de detenção. (Com informações Ascom PMA/MS).