Os consumidores terão bandeira tarifária de energia elétrica amarela, neste mês, com custo de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. O valor fica menor em relação a novembro, que teve bandeira vermelha no Patamar 1, com custo de R$ 4,169 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.
Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para dezembro, as previsões meteorológicas sinalizam melhora nas condições de chuva sobre as principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), caracterizando o início do período úmido na região dessas bacias. A previsão hidrológica para o mês é a de que as vazões afluentes aos principais reservatórios se elevem gradativamente, mas ainda atingindo patamares abaixo da média quando comparadas às referências históricas.
O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.
Com o anúncio da bandeira amarela é importante reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício. (Com informações Campo Grande News).