O holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1, disputado hoje, no circuito de Hockenheim. Mas a grande história da corrida foi de Sebastian Vettel, da Ferrari, que, em casa, largou em último e conseguiu se recuperar a tempo de subir no pódio com a segunda colocação. Também surpresa, o russo Daniil Kvyat completou o top-3 pela Toro Rosso.
Com chuva durante a prova, os pilotos precisaram se desdobrar na estratégia. A pista molhada facilitou erros como de Lewis Hamilton, pole position do GP e líder do campeonato. O inglês da Mercedes cruzou a linha de chegada na 11ª colocação.
Quando ainda liderava, e com folga, Hamilton rodou na pista, bateu o bico da Mercedes na barreira de proteção e cortou caminho para entrar nos boxes, manobra que resultou em punição de 5 segundos. O inglês ainda rodaria outra vez na reta final da prova, quando já estava distante da ponta.
Vettel e sua Ferrari pularam do 20º lugar para a oitava colocação já na sétima volta. As chamadas para troca de pneus no momento certo ajudaram na estratégia do alemão, que subiu no pódio com arrancada na reta final da disputa.
Já Valtteri Bottas, da Mercedes, e Charles Leclerc, da Ferrari, abandonaram a prova após erros que resultaram em batidas. O australiano Daniel Ricciardo foi outro que não completou a corrida depois de ver o motor de sua Renault explodir.
Classificação - Com os resultados, Hamilton ainda lidera o Mundial de pilotos, com 223 pontos, seguido por Bottas (184) e Verstappen (161). Vettel é o quarto colocado, com 141 pontos.
O circo da Fórmula 1 agora segue para o circuito de Hungaroring, palco do GP da Hungria no dia 4 de agosto. (Com informações Campo Grande News).