Em uma operação nas propriedades rurais do município, Policiais Militares Ambientais de Bonito autuaram ontem (22) à tarde, um arrendatário rural por exploração ilegal de vegetação nativa. A PMA localizou em uma fazenda arrendada pelo infrator, localizada à margem da rodovia MS 382, a derrubada de várias árvores das espécies nativas faveiro, coqueiro, farinheiro, capitão, pata-de-vaca, lixeira, vinhático, chico-magro e angico-branco e preto, entre outras espécies, em uma área de 100 hectares, medida com uso de GPS, sem autorização ambiental.
O funcionário do arrendatário, localizado em outra propriedade, apresentou uma licença eletrônica para limpeza de pastagem que permitia a derrubada de apenas 17 árvores e que deveria ser feito o aproveitamento do material lenhoso, bem como, deveriam ser plantadas outras. No local seria plantada lavoura. As atividades foram paralisadas.
O infrator (34), domiciliado em Ponta Porã, foi autuado administrativamente e multado em R$ 30.000,00. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção. (Com informações Ascom PMA/MS).