Policiais Militares Ambientais de Cassilândia realizaram fiscalização ambiental iniciada no dia 22 e concluída neste domingo (24) no município de Chapadão do Sul e autuaram o arrendatário de uma fazenda por exploração irregular de madeira e também uso de motosserra ilegal.
O infrator (54), residente em Paranaíba, derrubou diversas árvores das espécies aroeira e angico na propriedade que arrendava sem a autorização ambiental e com a motosserra sem documentação. As árvores eram derrubadas para a exploração da madeira para uso em cercas. Foram apreendidos 3,5 m³ de palanques de aroeira e mais 2,5 m³ de estacas de angico branco.
O arrendatário também não possuía o Documento de Porte e Uso (LPU) da motosserra, que é a licença ambiental para transporte e utilização deste tipo de máquina, o que se caracteriza como crime também.
O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 7.900,00. Ele responderá por crime ambiental de uso de motosserra sem documento ambiental, com pena prevista de três meses a um ano de detenção e por exploração ilegal de madeira, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção. (Com informações Ascom PMA/MS).