Sábado, 26 de Abril de 2025    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Naviraí mobiliza população para campanha de coleta de lixo eletrônico


A população de Naviraí tem dado exemplo de consciência ambiental ao aderir à campanha de coleta de lixo eletrônico, uma iniciativa da Prefeitura, liderada pelo prefeito Rodrigo Sacuno. A ação começou nesta quarta-feira (23) e segue até sexta-feira (25), com pontos de coleta instalados na Praça Euclides Fabris e na sede da Gerência de Meio Ambiente.

A campanha tem como objetivo principal promover o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, que, se jogados no lixo comum, podem causar sérios danos ao meio ambiente devido à presença de metais pesados e substâncias tóxicas.

O prefeito Rodrigo Sacuno tem se destacado em Mato Grosso do Sul por sua preocupação com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. “Para o recolhimento precisamos do apoio de vocês para darmos o destino correto", convocou o prefeito pelas redes sociais. E deu certo. Hoje pela manhã dezenas de pessoas já levaram eletrônicos em desuso nos pontos de coleta.

Segundo o gerente de Meio Ambiente do município, o geógrafo e ambientalista João do Carmo Neves, conhecido como professor Chocolate, a população pode descartar equipamentos como batedeiras, barbeadores, geladeiras, fogões, televisores, micro-ondas e outros eletrodomésticos em desuso. No entanto, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes não estão incluídas na coleta desta edição.

Para quem tiver dificuldade de transporte, a Gerência de Meio Ambiente disponibiliza um caminhão para recolher os resíduos diretamente nas residências. Basta entrar em contato pelo telefone (67) 9 9977-4111.

“A proposta da campanha é garantir a destinação final ambientalmente correta de equipamentos eletrônicos e elétricos descartados pela população”, explica Chocolate.

A ação é realizada em parceria com a Associação de Recicladores de Lixo Eletroeletrônico de Mato Grosso do Sul (Recic.LE), com sede em Campo Grande. A entidade é referência no desenvolvimento de projetos ambientais e contribui para a destinação segura e responsável desses materiais.

Com essa mobilização, Naviraí reforça seu compromisso com a proteção do meio ambiente e o incentivo à educação ambiental, estimulando práticas sustentáveis e o envolvimento ativo da população na construção de uma cidade mais limpa e consciente. (Com informações Dourados Agora).

 


Fonte: Dourados Agora