Na tarde do dia 31 de março de 2025, a equipe da Defesa Civil de Naviraí foi surpreendida por uma sucuri enquanto realizava uma vistoria técnica em uma estrada vicinal do município. O gerente municipal de Proteção e Defesa Civil, Claudenir Werli, acompanhado dos engenheiros Augusto Maidana e Caio Santos Dorce, inspecionava um aterro de galeria rompido quando avistou a serpente.
A sucuri-verde (Eunectes murinus) é a maior serpente da América do Sul e uma das mais impressionantes do mundo, fato que chamou a atenção da imprensa.
Claudenir Werli destacou que, apesar do impacto inicial, a presença da sucuri em riachos da região é algo natural. Naviraí abriga o maior parque natural do Brasil e conta com seis Unidades de Conservação. Dentre elas, quatro são de Proteção Integral: o Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí, o Parque Natural Municipal de Naviraí, o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e o Parque Nacional de Ilha Grande. Outras duas áreas são de Uso Sustentável: a Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Santa Cecília.
O gerente da Defesa Civil reforça a importância da preservação ambiental e faz um apelo para que moradores e visitantes respeitem a fauna local. "Ainda há casos de pessoas que maltratam ou matam esses animais, mas é fundamental lembrar que fazem parte do nosso ecossistema e precisam ser protegidos", alerta Werli.
Geógrafo e tecnólogo em Gestão Ambiental, Claudenir Werli atualmente ocupa o cargo de gerente de Defesa Civil do município de Naviraí onde trabalha na prevenção e mitigação de desastres naturais, sempre atento à preservação do meio ambiente e à segurança da população. (Com informações Portal do Conesul).