A Prefeitura de Naviraí, por intermédio da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA) realizou, na última terça-feira (25-03), dois importantes encontros públicos dedicados à gestão e planejamento das áreas naturais protegidas. As reuniões, visando promover a participação social e a transparência, abordaram temas importantes para a gestão do Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí e do Parque Natural Municipal de Naviraí.
A primeira reunião teve como foco a apresentação da versão preliminar do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí, instrumento fundamental para o planejamento e gestão da unidade de conservação. Além disso, foi apresentada a ampliação da área do parque, demonstrando o compromisso do Município de Naviraí com a preservação ambiental e manutenção da biodiversidade. A segunda reunião, por sua vez, dedicou-se à apresentação da versão preliminar do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Naviraí, outro passo importante para garantir a conservação e o uso sustentável desta importante Unidade de Conservação.
“Os Planos de Manejo são documentos técnicos, mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade”, destaca o gerente municipal de Meio Ambiente, geógrafo João do Carmo Neves, professor Chocolate.
A reunião Pública foi apresentada pelos servidores Katia Vivian Chrestani Borges, Gerente do Núcleo de Unidades de Conservação e Educação Ambiental (GEMA), e por Adriano Chaves de França, Gerente do Núcleo de Regularização de Assuntos Fundiários (GEROB).
“A revisão dos planos de manejo além de adequar a situação atual dessas áreas protegidas, irá refletir na melhor pontuação de Naviraí no Programa ICMS Ecológico, no componente Unidades de Conservação”, pontua Katia Chrestani Borges. (Com informações site Prefeitura de Naviraí).