Os estudantes interessados em conquistar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2025 têm até o dia 27 de março para se inscrever na lista de espera. A inscrição deve ser realizada virtualmente, por meio do Portal de Acesso Único, até às 23h59 de quinta-feira (27).
Ao se inscrever, o candidato deve escolher até duas opções de instituição de ensino, curso e turno entre as bolsas disponíveis. Após o encerramento do prazo, o sistema classificará os estudantes com base nas opções escolhidas e nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A divulgação da chamada ocorrerá no dia 1º de abril.
Caso sejam selecionados, os estudantes terão até um mês para comprovar as informações fornecidas durante a inscrição. Os documentos necessários incluem comprovantes de renda familiar e histórico escolar, que devem ser entregues de forma virtual ou presencial na instituição de ensino correspondente.
O QUE É PROUNI?
O Prouni oferece bolsas de estudos em cursos de graduação em universidades privadas. Para garantir uma bolsa integral (100%), o candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais (50%) exigem uma renda familiar de até três salários mínimos.
Neste ano, foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o Brasil. Destas, 203.539 são integrais e 134.905 são parciais. O processo seletivo contou com 768.296 inscritos, sendo que mais de 197 mil candidatos foram convocados na primeira chamada e 86,3 mil na segunda. (Com informações Portal do Conesul).