Terca-Feira, 01 de Abril de 2025    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Campanha de vacinação contra a gripe começa em 7 de abril


Meta é imunizar 90% dos grupos prioritários; campanha pode iniciar antes em alguns Estados

 

O Ministério da Saúde iniciará no dia 7 de abril a campanha nacional de vacinação contra a gripe e promete manter as doses disponíveis nas unidades de saúde ao longo do ano. A meta é imunizar 90% do público prioritário, que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, com deficiência e outros grupos definidos no Plano Nacional de Imunização.

A vacinação será realizada em duas etapas, conforme informado pela pasta, em coletiva nesta sexta-feira (21). Nos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, as doses serão aplicadas entre março e abril. Na Região Norte, a imunização ocorrerá em setembro, para coincidir com o período de maior circulação do vírus.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a vacina contra a gripe será incorporada ao calendário regular de imunização, garantindo a aplicação em qualquer período do ano para quem procurar uma unidade de saúde. Além disso, os "Dias D" de vacinação serão retomados, com data prevista para maio.

Para a campanha de 2025, o governo adquiriu 73,6 milhões de doses, com investimento de R$ 1,3 bilhão. Até o fim de março, 35 milhões de vacinas serão entregues aos estados, permitindo que cada um decida se antecipa a vacinação. No Distrito Federal, por exemplo, a aplicação começará em 26 de março.

A vacina deste ano protege contra as cepas H1N1, H3N2 e Influenza B. Estudos apontam que a imunização reduz em 35% o risco de hospitalizações por gripe entre grupos de alto risco, chegando a 58,7% no caso de pessoas com comorbidades. (Com informações Portal do MS).

 


Fonte: Portal do MS