A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência Municipal de Assistência Social (GEAS), sob a titularidade da vice-prefeita Telma Minari, cumprindo compromisso assumido durante a campanha eleitoral do ano passado, começou a promover a inclusão social e, sobretudo, apoiando pessoas em situação de vulnerabilidade social, concluiu nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro de 2025, o Curso de Artesanato Crochê em Barbantes, contemplando mulheres exclusivamente atendidas pela Rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Essa capacitação oferecida pelo GEAS aconteceu na Sala de Reuniões do CRAS Jardim Paraíso, totalmente gratuito e foi iniciado dia 24 e terminado dia 27 de fevereiro, numa realização da Assistência Social em parceria com o SENAR-MS e Sindicato Rural.
Durante o encerramento do curso, a vice-prefeita e gerente de Assistência Social, Telma Minari, frisou que o oferecimento de cursos pela Rede de Assistência Social, objetiva resgatar a cidadania e dar mais dignidade às pessoas. “Um dos objetivos da qualificação é garantir o acesso à aprendizagem, capacitação e desenvolvimento das pessoas. Estamos colocando em prática esta meta através da Assistência Social do Município”, sustentou Telma.
A Primeira Dama de Naviraí, coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher explicou que ao capacitar cada vez mais mulheres, elas passam a ter a oportunidade de abrir novas perspectivas de geração de rendas próprias. “Estas parcerias institucionais proporcionam um impacto social de grande valia. O crochê em barbantes pode ser feito em qualquer hora do dia ou da noite. Cada uma que colocar em prática passará a gerar uma renda extra com a venda das peças. Além disso, fazer artesanato ocupa a mente sendo, então, uma terapia ocupacional. Então, o curso resulta em longo alcance social”, destacou Naiza Capuci Sacuno.
A Mobilizadora de Cursos junto às instituições parceiras do Município fez questão de destacar os benefícios. “O curso estimula o empreendedorismo, o desenvolvimento econômico local, e proporciona autonomia e novas oportunidades de trabalho”. Estela Cabral acrescenta que a iniciativa reflete o empenho da Prefeitura de Naviraí em investir na capacitação e no empoderamento da população.
Marcos Boeira, gerente de equipe do CRAS Paraíso, destaca que a “Gestão Compromisso com o Futuro” já está transformando vidas. “Os cursos são ações concretas voltadas para o bem-estar social e refletem positivamente na vida das famílias. Ao fabricarem e venderem os crochês em barbantes, estas participantes terão um ganho financeiro novo, somando na renda familiar, fato que ajuda a combater a desigualdade social”, apontou o gerente, durante o encerramento do curso que contou com as presenças de todas as participantes e da secretária da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, Tatiane Aguilera. (Com informações site Prefeitura de Naviraí).