Aconteceu durante reunião realizada na Prefeitura Municipal nesta quarta-feira (19), a entrega do Mapa do Uso e Ocupação do Solo do município e do Estado de Mato Grosso do Sul, oportunidade em que o Chefe do Executivo Municipal, acompanhado dos gerentes municipais Astolfo Carlos Mendes (Finanças), Luiz Henrique Bruno (Administração), Vanderlei Chagas (Gabinete) e, ainda, do presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Jorge Michelc, recebeu as informações contidas neste mapa. Também acompanhou o presidente da Aprosoja o tesoureiro e membro do Conselho Fiscal, produtor Gervásio Kamitani; agrônomo Flávio Aguena, e o técnico de campo da Aprosoja Alexandre Soares; Agnaldo Massao Sato e Antônio José Meireles Flores – Tuca.
Diretores da Aprosoja-MS e do Sindicato Rural de Naviraí se reuniram com o prefeito Rodrigo Sacuno (ao centro) para apresentar o Mapa da produção e ocupação do solo em Naviraí e Estado. ©Roni Silva/PMN
|
“Este mapeamento foi elaborado pela Aprosoja/MS, por meio do Projeto SIGA-MS. Nosso objetivo é apontar as culturas implementadas em todos os municípios do Estado e, hoje, viemos à Naviraí, entregar este material que é referência para a elaboração de políticas públicas e planejamento estratégico para futuras ações do Município”, explicou Michelc.
Durante a reunião com autoridades da Gestão Municipal, o presidente da Aprosoja informou sobre o levantamento detalhado do andamento da safra das regiões produtoras de Naviraí e centro-sul de Mato Grosso do Sul. “Estamos lado do produtor rural, principalmente daqueles que estão enfrentando dificuldade relacionadas ao estresse hídrico, na safra 2024/25”.
Jorge Michelc relatou que a laranja e amendoim são as novas cultivares em ascensão em Mato Grosso do Sul, com incentivo do Governo do Estado e, sobretudo, o plantio de florestas de eucaliptos destinados às fábricas de celulose.
A atual safra, com números, projeções e expectativas e estimativas de colheita foram discutidas pelas autoridades e a sugestão deixada foi de se pensar em inclusão de outras modalidades produtivas, a partir da atual conjuntura agropecuária do município, predominantemente liderada pela soja, a cana, o milho, e em menor escala a mandioca e cultivares da agricultura tradicional.
“É importante receber estas informações, pois, facilitará entendermos ainda mais como está o agronegócio em nosso município e, principalmente, conhecer os gargalos e as necessidades deste setor produtivo”, comentou o prefeito Rodrigo Sacuno. “Sabemos que muitos agricultores estão passando dificuldades em função da baixa produção provocada pela falta de chuvas. Nosso compromisso é apoiar o setor produtivo, pois, nosso município tem sua economia baseada no agronegócio e temos interesse de que ocorra o sucesso da produção como um todo”, acrescentou o prefeito de Naviraí. (Com informações site Prefeitura de Naviraí).