A reforma administrativa enviada pelo Governo de Mundo Novo e aprovada na Câmara Municipal traz como exponencial a presença do ex-prefeito Antônio Cavalcante (MDB), que assume como secretário adjunto de Habitação. Ele assumiu na última quarta-feira, em evento na sala de reuniões da prefeitura.
Conhecido como ‘Prefeito das Casinhas’, Toninho tem o desafio de trazer um novo projeto habitacional para o município. O município adquiriu um terreno em 2021, por R$ 700 mil, e mesmo com anúncio do governo federal do retorno do Minha Casa, Minha Vida o projeto para convênio com o município não chegou.
Também assumiram como secretários adjuntos, Marcos Eustáquio, na Indústria e Comércio – ligado à secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico -, e Wellington Cavalheri, na Educação, Esporte e Cultura.
A reforma administrativa da prefeita Rosária Andrade (PSDB) se iniciou em janeiro e esta segunda parte saiu no Diário Oficial do último dia cinco. O primeiro escalão saiu de 13 órgãos para 15. Em 2024 eram 11 secretarias, a Procuradoria Jurídica e a Controladoria Geral. Agora, são nove secretarias, três secretarias adjuntas, a Procuradoria, a Controladoria e a supersecretaria de Gerência Geral.
No segundo escalão, entre as funções de diretores e assessores, o número saltou de 48 para 76 cargos. A reforma extinguiu três secretarias e dois departamentos e criou uma supersecretaria, uma secretaria, três secretarias adjuntas, 17 departamentos e 13 departamentos adjuntos, além de uma assessoria especial. Segundo o governo municipal, a reforma caminha “por uma administração mais eficiente e alinhada às necessidades do município”.
NOMEAÇÕES
As nomeações para funções já existentes e as criadas saíram no Diário Oficial desta terça (11) e quarta-feira (12). Destaque para Jaqueline Meireles, que deixará a coordenação UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis) no final do mês e assume o departamento de Meio Ambiente, e Vanessa Maia, que assume o Departamento Municipal de Cultura e Juventude.
Na assessoria, o destaque é para Leonardo Ferreira, na nova Assessoria Especial de Engenharia e Projetos, e para o assessor especial Gerson Resende (ex-vereador Piscuila). Eles ficam na secretaria de Obras e de Administração, respectivamente.
Departamentos criados, além de 13 diretores adjuntos:
Licitação e Contrato – Cassiano Vidovix;
Convênios e Captação de Recursos – Valcir da Silva;
Regularização Fundiária Urbana e Rural – Ravenna Cabral;
Transporte e Frota Municipal – Willian Magi;
Gestão e Controle de Abastecimento – Celso Junior;
Departamento de Assistência Social -;
Proteção Social Básica -;
Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade -;
Imunização – Kátia Mendonça;
Atenção Básica –;
Odontologia – Roseli Nazário;
Assistência Farmacêutica – Paulo Ricardo Santos;
Gestão e Planejamento Estratégico de Saúde – Elisângela Rosseto;
Frota e Manutenção das Unidades de Saúde – Adriano Rebouças;
Epidemiologia – Daniele Laguna;
Engenharia e Projetos – Lucas de Oliveira; e
Desenvolvimento Agropecuário (ainda sem nomeação). (Com informações No Olhar MS).